sexta-feira, 16 de agosto de 2019

"ME INCLUAM FORA DISSO"

Gustavo Maia Gomes
Estou farto de expressões pedantes, muitas delas mal traduzidas do inglês, cada vez mais repetidas. Deus me livre de "pensar fora do quadrado"; ninguém espere de mim "dar o meu melhor"; nem me ouvir falar em "zona de conforto".
Quem está louco para "pensar fora do quadrado" é Lula; quem todo dia "dava o seu melhor" se batendo contra a polícia era Lolita, tipo popular pernambucano; de "zona de conforto", quem entende é marinheiro desembarcado.
Não sou contra a assimilação no linguajar formal ou informal de palavras ou expressões estrangeiras. Só que nem todo estrangeirismo se justifica. Alguns são, realmente, insuportáveis. Deveríamos evitá-los.
Sim, "futebol" é melhor do que "ludopédio"; "show", mais simples do que "exposição". Quem tem uma palavra para substituir "feedback"? Enquanto você escreve "correio eletrônico", seu concorrente já enviou três "e-mails".
Aborrece-me o pedantismo macaqueado por gente que não pensa, nem com caixa, nem sem caixa. O último jogador de futebol que disse ter "dado o seu melhor" na partida tinha acabado de fazer um gol contra. Na "zona de conforto" estava o técnico do mesmo time, dois minutos antes de ser demitido.
Eita, esqueci do tal "núcleo duro". Mas, já escrevi aqui mesmo, faz um ano, talvez: núcleo duro é caroço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário