quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Conseguirá a Voyager 1 encontrar Deus?

A informação me foi passada por Ivan Pedrosa Maia Gomes: depois de 36 anos viajando pelo espaço, a sonda Voyager 1 deixou para trás o Sistema Solar. E mandou uma gravação do que está ouvindo naquelas paragens nunca dantes navegadas! 

É como diz o redator da notícia: dá um frio na espinha imaginar essas distâncias infinitas, essas solidões garcio-marquianas, e a viagem absurda de um pedaço de metal pelas vastidões do Nada. 

De minha parte, reconheço nossa humana insignificância, mas a contemplação do vazio absoluto também me afasta das respostas simplistas para a incontestável impotência. 

Só um grande imbecil criaria um negócio desse tamanho apenas para justificar a cobrança do dízimo pelo pastor da esquina, ou para garantir o reconhecimento social de dois ou três padrezinhos intolerantes que, como todos nós, residem no mais obscuro dos endereços.

Conseguirá a Voyager 1 encontrar Deus?

(Gustavo Maia Gomes, 12/9/2013)


(Leia a matéria do The Atlantic em 

Um comentário:

  1. A resposta simples à retórica, é não. Mesmo para os que acreditam em Deus. Se buscas Deus, procure um pouco mais perto! :-) Caso já não tenhas lido, talvez queiras ler: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/mundo/2013/09/11/interna_mundo,461641/papa-ateus-assim-como-catolicos-podem-tomar-decisoes-morais.shtml

    ResponderExcluir