sábado, 27 de outubro de 2012

Quem era racista? Monteiro Lobato? Nelson Ferreira?


GUSTAVO MAIA GOMES

Dois dias atrás, postei no meu blog diálogos imaginários alusivos à perseguição movida contra os livros de Monteiro Lobato por entidades supostamente defensoras da igualdade de direitos raciais
. (Para quem não leu “O encontro de Jeca Tatu com a Nega do Cabelo Duro” e pode se interessar, ele está logo abaixo deste texto.)

Hoje, acrescento a informação que o grande maestro pernambucano Nelson Ferreira, autor da música Operação Macaco (1959) -- a mais “politicamente incorreta” das quatro que citei no texto de anteontem --, ERA NEGRO, como pode ser visto na foto. Atenção: ele ERA NEGRO. Chamá-lo de “afro descendente”, além de beirar a frescura, constitui flagrante anacronismo. (Nelson morreu em 1976.)

Teria Nelson Ferreira chegado ao absurdo de ser racista contra a sua própria raça? Claro que não. O que vem acontecendo é que essas entidades "defensoras dos direitos raciais" (mais bem seriam chamadas "promotoras do racismo") estão usando as lentes de hoje para julgar as manifestações artísticas e literárias de ontem. 

Neste processo, quando têm êxito, elas realizam as profecias de George Orwell, no livro “1984”, no qual um regime totalitário vivia apagando a história, de modo a reescrevê-la de acordo com os preconceitos e as conveniências dos que eram, naquele momento, poderosos. É para onde estamos caminhando?

(Foto de Nelson Ferreira colhida em http://www2.uol.com.br/JC/imagens/nelson.jpg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário