segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Vitalina bota pó


Vitalina sf Reg (Nordeste) Moça idosa; solteirona.
Ir para o caritó, gír (Nordeste): ficar solteira.
 Dicionário Michaelis
Para construir, na Bahia, uma fábrica de cosméticos quase duas vezes maior que a de São José dos Pinhais (PR), onde fica a sede do grupo, o Boticário vai investir R$ 355 milhões, de acordo com anúncio feito na última quinta-feira (8/9/11) pelo presidente da companhia, Artur Grynbaum, na presença do governador Jacques Wagner. Serão produzidos na nova fábrica itens de perfumaria e cuidados pessoais, como cremes, loções e xampus. A decisão reflete as expectativas otimistas quanto ao desempenho da economia regional – em particular, o crescimento da renda da chamada nova classe média. É, também, uma contribuição à beleza das nordestinas e nordestinos.

Na verdade, a presença da empresa na região já é significativa (800 lojas, além das vendas pela internet e porta a porta), mas a maior proximidade da fábrica facilitará ainda mais a difusão dos produtos. Com o mesmo objetivo, o grupo Boticário inaugurou, no início deste mês, no Shopping Iguatemi, em Fortaleza, sua primeira loja da marca Eudora, “que tem como foco a sensualidade da mulher brasileira e se volta mais especialmente para as classes B, C e D”, de acordo com o presidente Artur Grynbaum. Ele afirma, ainda: “esses novos consumidores estão ávidos pela beleza, que os ajuda a ser incluídos socialmente”. (“O Boticário entra na venda direta para brigar com Natura e Avon”, Raphael Gomide, iG Rio de Janeiro, 17/08/2011.)

Competição nesse setor, sobretudo na modalidade de varejo porta a porta, é o que não falta. E o Nordeste tem se saído bem. Um exemplo disso: em agosto, a Avon premiou a cidade de Araripina, em Pernambuco, como campeã de vendas. No último trimestre de 2010, os 2.500 revendedores da região em torno daquele município obtiveram a maior alta comercial do período, em todo o Brasil. O feito, considerado “fundamental para os resultados da empresa, conferiu aos comerciantes um prêmio nacional, com direito a recompensas” (“Região Nordeste atrai líderes do mercado de porta a porta”, Diário do Comércio e Indústria, 19/08/11.)

Em Araripina, as pessoas adoram se enfeitar. Precisa saber se ali ainda há quem cante o refrão que eu ouvia quando menino, na casa de minha avó:

Bota pó, vitalina
Tira pó
Que moça velha
Não sai mais do caritó


(Publicado simultaneamente em http://www.blogdatametrica.com.br/, 12 set 2011)

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