segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Os trinta maiores nordestinos, segundo o Google


Deixando de lado, por um momento, a conjuntura, e olhando para coisas mais permanentes, quem foram os trinta maiores nordestinos da História?

Lanço abaixo uma lista preliminar. Cheguei aos trinta da seguinte forma: primeiro, reuni um grupo grande de nomes de pessoas que, tendo nascido na região, ou apenas atuado no Nordeste, ganharam notoriedade. Desse grupo, exclui as personalidades ainda vivas, em relação às quais não temos perspectiva histórica. O passo seguinte foi distribuir as celebridades em seis categorias (Políticos, Empresários, Religiosos, Literatos, Artistas e “Perseguidos”). Finalmente, os nomes foram submetidos ao buscador Google. Os cinco que, em cada categoria, apareceram com maior número de citações foram “eleitos”.

O método tem problemas, claro. Em um caso, as distorções eram tão óbvias que decidi ignorar os resultados: o nome “João Pessoa” é, de longe, o mais citado entre os políticos. Mas as citações se referem muito mais à cidade do que ao homem. Nessas condições, achei melhor desclassificar o candidato. Há uma infinidade de outros problemas, que não pretendo negar, mas esse foi o maior e o único em que os resultados do Google foram ignorados.
Os trinta nordestinos já falecidos mais citados no Google
Ordem
Políticos
Empresários
Religiosos
Literatos
Artistas
Perseguidos
1
Rui Barbosa
Assis Chateaubriand
Padre Cícero
Castro Alves
Luiz Gonzaga
Lampião
2
Joaquim Nabuco
Delmiro Gouveia
Dom Helder Câmara
Gonçalves Dias
Dorival Caymmi
Zumbi dos Palmares
3
Deodoro da Fonseca
José Ermírio de Moraes
Beato José Lourenço
Jorge Amado
Vitalino
Corisco
4
Epitácio Pessoa
J. Macedo
Antonio Conselheiro
Gilberto Freyre
Jackson do Pandeiro
Gregório Bezerra
5
Antonio Carlos Magalhães
Norberto Odebrecht
Frei Damião de Bozzano
Luís da Câmara Cascudo
Patativa do Assaré
Antonio Silvino

O quadro pode ser lido horizontalmente ou coluna por coluna. Na primeira opção, um fato a destacar é que, dos seis primeiros lugares em suas respectivas categorias, nada menos de quatro são originários ou atuaram no Sertão e Agreste: Assis Chateaubriand, Padre Cícero, Luiz Gonzaga e Lampião. Mesmo levando em conta que Chateaubriand e Luiz Gonzaga fizeram suas carreiras, principalmente, no “sul” do país, essa alta incidência é surpreendente, pois contrasta com a pequena importância demográfica ou econômica que o Semiárido nordestino sempre teve. Como explicá-la?

Aceito sugestões.

(Publicado também em www.blogdatametrica.com.br. 
Uma versão anterior está disponível em http://mauricioromao.blog.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário