terça-feira, 20 de março de 2012

A economia policial da religião


Gustavo Maia Gomes

No passado, a economia política estudava os negócios e a religião cuidava do sobrenatural. Com o tempo, a primeira largou a política e a segunda se interessou pelos negócios. Mas não ficou nisso: virou caso de polícia. Empreendedorismo e crime sempre andaram juntos. Menos comum é a intermediação de Jesus. Para ir do abstrato ao concreto, dou alguns exemplos, todos referentes aos últimos 30 dias:
Policial e pastor são suspeitos. A delegada S. F. cumpriu ontem em Caicó (RN) mandados de prisão preventiva de dois suspeitos pela morte do jornalista F. G. Um deles é o pastor evangélico Gilson Neudo Soares do Amaral, que já está detido por tráfico de drogas. (Tribuna do Norte, 20/03/2012)
TV denuncia pastor por comprar terras em MT. O pastor Valdemiro Santiago de Oliveira, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, foi denunciado no programa “Domingo Espetacular”. Ele teria comprado, com dinheiro dos fiéis, fazendas que valem mais de R$ 50 milhões. (Circuito de Mato Grosso, 19/03/2012)
Pastor é flagrado com muamba do Paraguai na BR-153. Um pastor evangélico, sua esposa, e um representante comercial foram detidos pela Polícia Rodoviária Federal após serem flagrados transportando vários equipamentos eletrônicos contrabandeados do Paraguai. (Diário de Marília, 19/03/2012)
Pai acampa para lembrar onze anos de crime. O pai do adolescente assassinado L. T. decidiu acampar em frente ao Fórum Ruy Barbosa (Salvador, BA) como forma de protesto. O crime vai fazer 11 anos. Os réus são um ex-bispo e um ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus. (Correio 24 Horas, 19/03/2012)
Polícia do Rio investiga pastor-celebridade. Com bom trânsito entre políticos, artistas e ONGs, o pastor Marcos Pereira é acusado em inquérito de encenar curas pela fé, estupro, tortura de crianças e relações criminosas com marginais. (Veja, 08/03/2012)
Justiça aceita denúncia contra pastor e missionária. O pastor evangélico Reginaldo Sena dos Santos e uma “missionária” são acusados pelo estupro de sete meninas em Volta Redonda (RJ). Santos foi preso em flagrante. (Jornal do Brasil, 08/03/2012)
Pastor é acusado de abuso sexual. Duas adolescentes procuraram a delegacia de Tobias Barreto (SE) para denunciar que teriam sido abusadas sexualmente por um pastor da igreja que freqüentam. Ele negou as acusações. (Infonet, 12/03/2012)
Pastor abusou de criança. A polícia de Belford Roxo (RJ) apresentou ontem um pastor evangélico de 79 anos acusado de abusar sexualmente de uma criança, de oito, em troca de R$ 1. Inicialmente, ele negou o crime; depois, disse estar arrependido. (Paraíba.com, 29/12/2012)
Padre pedófilo é condenado a 22 anos de prisão na Inglaterra. O padre Alexander Bede Walsh foi sentenciado nesta sexta-feira a 22 anos de prisão por abuso sexual de meninos. Ele já havia sido condenado no mês passado por 21 crimes sexuais. (Diário de Pernambuco, 09/03/2012)
Padre é denunciado por usar dinheiro de doações para viajar. O Ministério Público de Gaurama (RS) denunciou à Justiça o padre Robert Jacenty Domina por apropriação indébita de dinheiro e o bispo dom Girônimo Zanandrea por prestar declaração falsa em inquérito policial. (Terra Notícias, 01/03/2012)
Juiz investiga pedofilia a pedido do Vaticano. Um juiz instrutor da Igreja Católica investiga denúncias de pedofilia contra o padre José Afonso Dé, de 76 anos, condenado a 60 anos e 8 meses de prisão por suspeita de estupro e atentado violento ao pudor em Franca (SP). (Globo.com, 16/03/2012)
Sob efeito de hóstias alucinógenas, idosas têm visões e atacam padre. Hóstias produzidas por engano com uma farinha alucinógena, na igreja de Campobasso (Itália), fizeram fieis ter visões dos santos, abraçarem o crucifixo e duas idosas perseguirem o padre, gritando: “você é o demônio”. (Correio do Brasil, 23/02/2012)
Igreja Católica pressiona grupo de vítimas de abuso sexual. Na disputa contra um grupo que apoia as vítimas abuso sexual, a Igreja Católica quer ter acesso, pela via judicial, a mais de duas décadas de emails, em dois casos no Estado do Missouri (EUA). (The New York Times, 18/03/2012)
REFLEXÕES FINAIS
Todos os grupos humanos contêm gente boa e má, equilibrada e desequilibrada, sadia e doente, honesta e marginal. Não seria diferente com pastores e padres. Mas, no caso, alguns fatores específicos merecem ser lembrados.
Pelo visto, os crimes mais comuns dos pastores evangélicos são desvio de doações, comércio de entorpecentes e assassinatos. Não seria isso consequência de que algumas dessas pessoas, de origem humilde, ao vender milagres, começaram a ganhar muito dinheiro com pouco esforço, coisa a que não estavam acostumados? Gostaram tanto que, quando a ocasião se apresentou, não resistiram a entrar em atividades de ganho ainda mais fácil, porém ilegal: fraudes financeiras, tráfico de drogas, charlatanismo desabrido. Muitos dos assassinatos podem ter sido uma decorrência desse enredamento.
No caso dos padres católicos, a relação com o dinheiro é menos intensa, muito atenuada pela concentração de poder nos níveis hierárquicos superiores. Seu crime mais comum é a pedofilia. Parece difícil negar a relação de tal prática com o celibato forçado, que obriga homens na plenitude do vigor sexual a se comportarem como eunucos. Mais do que isso, é possível imaginar que a repressão ao sexo favorece uma seleção perversa dos futuros padres, fazendo com que, em muitos casos, se encaminhem para a carreira jovens que já carregam problemas não resolvidos nessa área. Infelizmente, em algum momento, na cabeça dessas pessoas atormentadas, a força da libido superará o medo do inferno.
É quando os meninos deveriam sair de perto, se soubessem. Ou se pudessem.

REFERÊNCIAS
Este artigo está sendo publicado, simultaneamente, em
(20/03/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário