segunda-feira, 26 de março de 2012

Sinopse do último capítulo


Gustavo Maia Gomes
 Desculpem-me os aficionados; esta semana, não tem economia. Tem arte. Ou desastre?
FINAL DE NOVELA
Beltraninho casar com fulaninha sinaliza que o fim está próximo. Daí por diante, é um deus nos acuda: a história de duzentos enredos, quase parada há três meses, assume velocidade alucinante. Mesmo assim, não será possível resolver tantos problemas em tão poucos dias. Mas – ufa! –, no último capítulo, tudo encontra seu lugar. Quase tudo.
Tereza Cristina leva Ferdinand a um motel, espera ele entrar na banheira, pega o secador de cabelos e, quando percebe que o rapaz está de olhos fechados, liga o aparelho e o joga dentro da água. O cara morre, não porque tenha sido eletrocutado – o fio era curto e o secador desconectou-se da tomada – mas porque a mulher tem muito a fazer. Ela atribui seu bom caráter a Nazaré Tedesco, prima de Nathalia Tinbergen, que foi casada com Francisco Cuoco, de quem se divorciou para lutar na guerra.
Na cena seguinte, Pomada Griselda se recusa a implorar por sua vida diante de um fiscal da Receita. Tereza Cristina quer vê-la morrer com muita dor e desespero. Indagada sobre o porquê de tanto ódio, a socialite afirma que a raiva se transformou em vício; é por isso que ela solta fumaça pelos cotovelos. No momento certo, entretanto, Antenor, que não é tenor e sim barítono, salva Alisante Griselda. Ainda bem, pois ambos são jovens e pretendem participar de outras novelas.
Preocupada com o avanço da hora e ainda sem ter matado ninguém (Ferdinand rebelou-se contra o enredo e está no motel fechando a conta), Tereza Cristina embarca em uma jangada com destino a Monte Carlo, mas, a poucos metros da costa, falta gasolina no motor a vela e ela afunda no mar com Pereirinha, cujo desempenho mulherístico nesta novela ficou muito abaixo das nossas expectativas.
Depois do intervalo comercial, Teodora batiza seu filho com a benção da família Pereira Macieira Oliveira Bananeira. Sua decisão desagrada o pastor Crivella, ainda mais agora que ele virou ministro da Dilma, mas é aceita por Xampu Griselda e a lourinha que não é de se jogar fora vai morar na mansão com Quinzé, Quinzinho, Michael Jackson e Whitney Houston. Precisou esperar, mas arranjou a moleza, se bem que a companhia não seja lá essas coisas.
Crô herda fortuna de Tereza Cristina e cria ONG em defesa dos gays. O ex-mordomo vira patrão da noite para o dia e se esbalda com o amante na cama que pertenceu à rainha do Nilo. Baltazar se torna motorista de Crô e acaba submisso a Celeste. (Não estou seguro. Talvez tenha sido Celeste que ficou submissa a Crô, motorista de Baltazar, a quem os corintianos chamam Cabecinha de Ouro.)
Wallace ganha cinturão e, livre daquele problema de ter sempre as calças caindo, por falta de cinturão, termina ao lado da Dagmar toda-soltinha-dentro-de-um-vestido-saco-tendo-ao-lado-um-cara-fraco-e-foi-tirá-la-prá-dançar. Já René Descartes e Vanessa da Matta terminam juntos, embora ninguém garanta que aquilo vá durar, sendo o prazo de validade dos alimentos tão pequeno. Chef Juan e Letícia se casam, para a felicidade de Vilma, Carol e Fábio. Eles desmentem serem adeptos do sexo grupal. Mesmo sabendo que a novela está em seu último capítulo, o casal concretiza o sonho de começar uma vida juntos.
Desodorante Griselda termina ao lado de Guaraná Itacy – o sabor da Amazônia, aqui – e faz belo discurso de ética protestante e o espírito do capitalismo, copiado de Charles Chaplin. Como paraninfa da formatura de Antenor, ela emociona a todos que foram pagos para parecer emocionados e, no final do capítulo, descobre que Aguinaldo Timóteo fez a maior força, mas não conseguiu esclarecer todas as pendências: Tereza Cristina está viva.
EPÍLOGO
Para uma emissora de televisão que já teve Dias Gomes e Jorge Amado entre seus autores, regredir a uma m. dessa só pode ser conspiração para manter os brasileiros na mais completa ignorância.
 
Este artigo está sendo publicado, simultaneamente, em
(26/03/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário