domingo, 23 de setembro de 2012

Ferreira Gullar nas Páginas Amarelas da Veja

A entrevista de Ferreira Gullar (Veja, 26/9/2012, págs. 17 e ss) é irretocável. Mostra como uma pessoa inteligente reage ao mundo exercitando sua capacidade de raciocinar, avaliar, assumir posições e, quando for o caso, revê-las. Recomendo fortemente a leitura do texto integral, mas destaco dois trechos. 

Sobre Marx, capitalismo, socialismo: “O que está errado é achar que quem produz a riqueza é o trabalhador, e o capitalista só o explora. A partir dessa miopia, tudo o mais deu errado para o campo socialista. Sem a empresa, não existe riqueza. Um depende do outro.” 

E Cuba? Não posso defender um regime sob o qual eu não gostaria de viver [nem] admirar um país do qual eu não possa sair na hora que quiser. Não dá para defender um regime em que não se possa publicar um livro sem pedir permissão ao governo. 

Uma reprodução mais longa, embora, ainda, parcial, da entrevista está em http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/ferreira-gullar-quando-ser-de-esquerda-dava-cadeia-ninguem-era-agora-que-da-premio-todo-mundo-e/


Gustavo Maia Gomes

(Publicado no Facebook, 22 set 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário