sábado, 12 de novembro de 2016

Mais um Dia da Bagunça


Muitos de nós -- alguns com as melhores intenções; outros, nem tanto -- passa boa parte do tempo criminalizando a ação da Polícia. O resultado é que, quando precisamos dela, como hoje (11/11), em face desses atos de sabotagem, não a temos. 

Que policial obedeceria a uma ordem de restabelecer o trânsito (se necessário, à força) numa rodovia ou avenida, diante desse clima de opinião pública que ajudamos a criar? Que comandante de Polícia se arriscaria a cumprir seu dever cívico, ordenando a liberação das vias?

Receio que nenhum. Pois, basta a televisão mostrar as imagens de um único manifestante ferido para que um processo criminal seja aberto contra o comandante e seus subordinados. Com a aprovação de quase todo o mundo. (Não a minha, certamente.)

Em agudo contraste, nunca vi um presidente, governador, prefeito, general, comandante de PM, ou delegado de polícia ser processado por se recusar a garantir o direito do cidadão ir e vir, trabalhar, ou ir à praia sem ser ameaçado por vagabundos.

Minorias violentas que agem sob a proteção de uma opinião pública complacente pavimentam o caminho que leva às ditaduras, seja as de direita, seja as de esquerda ou as do meio. Ou nos livramos dessa mentalidade do coitadinho oficial, ou estaremos, para sempre, perdidos. 

(Publicado no Facebook, 11/11/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário