quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Maceió no tempo em que só havia dois sexos

Gustavo Maia Gomes























Há 120 anos, mais precisamente, em 11/4/1897, o jornal "Orbe" noticiava o aniversário da Sociedade Perseverança e Auxílio dos Caixeiros de Maceió. Alípio Maia Gomes (1878-1916), à época, ainda candidato a estudar medicina, fez um discurso elogiado, mas cujo conteúdo o jornal não resumiu. Copio um parágrafo integrante da matéria relativa à solenidade.

"Novas girândolas fendem o ar. É a banda da simpática Filarmônica Minerva que chega, trazendo luzidio acompanhamento. Todos os salões [da Perseverança e Auxílio] ficam repletos do que a nossa sociedade tem de mais seleto no sexo forte. Veem-se também, no Salão Nobre, algumas Exas. Sras. Era o belo sexo que vinha trazer o seu cativante, gentil e brioso concurso à festa da briosa mocidade".
O "sexo forte" e o "belo sexo". Para o bem ou para o mal, perdemos essas distinções. O “sexo forte” enfraquece a olhos vistos; enquanto o “belo sexo”, gradativamente, cede lugar a um festival de bruxas autodenominadas “feministas”. (Não quero dizer que todas as feministas sejam bruxas, nem que todas as bruxas sejam feministas. Mas, que há uma certa correlação, há.)

Na verdade, já nem se pode falar em sexo (o correto seria “gênero”), muito menos, em apenas dois sexos. Na inesgotável fábrica de minorias estridentes em que se transformou o nosso mundo -- não apenas em Maceió --, abundam os LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros...). E ninguém garante que iremos parar por aí. Afinal, o alfabeto é rico e não será por falta de letras que novas combinações deixarão de ser criadas.

Ah, se Alípio Maia Gomes soubesse disso!

(Na foto, o antigo prédio da Sociedade Perseverança e Auxílio dos Caixeiros de Maceió, localizado na Rua do Sol, que está tombado e preservado. Hoje, é sede do Sindicato dos Empregados no Comércio do Estado de Alagoas. O casarão de estilo eclético e verde marcante faz parte da Zona Especial de Preservação do Centro.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário