terça-feira, 27 de outubro de 2015

Árvores caindo, canoas balançando (Manaus, 1888)

Gustavo Maia Gomes

Fui buscar a informação nos relatórios oficiais. Em 12 de junho de 1888, o “Excelentíssimo Senhor Coronel Doutor” Presidente Francisco Antonio Pimenta Bueno passou a administração da Província do Amazonas ao “Excelentíssimo Senhor Tenente Coronel” Antonio Lopes Braga, segundo Vice-Presidente. Em meio a tantas excelências, o menos excelente, mas Ilustríssimo Secretário de Polícia Sebastião José de Magalhães Braga apresentou os “fatos acidentais e ocorrências notáveis” em Manaus, nos primeiros meses de 1888, segundo o Secretário:
• A 20 de janeiro, no lago Monguba, foi morto por um tiro casual de espingarda Roque Bentes de Santana, devido a um ato de sua própria imprudência, conforme ficou provado pelas averiguações procedidas.
• No lugar Tacana, segundo distrito de São Paulo de Olivença, um índio foi esmagado pela queda de uma grande árvore.
• A 27 de janeiro, pelas dez horas da noite, indo o português de nome João Inácio Caminha, negociante no Mercado Público desta capital, a bordo do vapor Santarém levar um baú com gêneros, caiu no rio, desaparecendo em seguida.
• Em Itacoatiara, desapareceu Raimundo Belchior da Silva, tendo sido encontrada no lugar Taboal a canoa em que o mesmo se achava embarcado contendo apenas alguns objetos de seu uso. Supõe-se ter Silva morrido afogado.
• A 8 de março, no povoado Careiro, próximo desta capital, desapareceu Maria Rufina quando estava banhando-se no rio. Das averiguações procedidas, ficou provado ser casual esta morte
• No dia 4 de abril, morreu esmagado por uma árvore o lenheiro Manoel Germano de Freitas.
• A 16 de abril, foi vítima de um pau na derrubada que fazia em terreno para roça, Antonio Pedroso.
• No mesmo mês, no distrito de Guajaratuba, morreu afogado, em data de 22, Daniel Braga que, em estado de embriaguez, caiu de uma canoa ao rio, tendo logo desaparecido arrebatado pela correnteza que no lugar era fortíssima, acrescendo mais ter-se dado o fato à noite.
Tirando fora o infeliz caso de Roque Bentes de Santana, que se espingardeou a si mesmo, os acidentes em Manaus aconteciam ou quando as árvores em queda esmagavam os seus cortadores, ou quando canoas ou vapores faziam movimentos bruscos e os bêbados caíam no rio.

(Publicado no Facebook, 20/10/15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário