domingo, 29 de novembro de 2015

Homenagem à professora Lourdes Barbosa, da UFPE

Íntegra do discurso pronunciado pela professora Viviane Santos Salazar em homenagem a Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa por ocasião da solenidade comemorativa dos 20 anos de criação dos cursos de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco. O evento teve lugar no auditório do DHT-UFPE na noite de 27 de novembro de 2015
Vinte anos de Hotelaria e Turismo na UFPE (27/11/15). Da esquerda para a direita: Isabella Jarocki, Alan Machado, Laura Carvalho, Lourdes Barbosa, Isabele Almeida e Viviane Salazar.

Magnífico Reitor Professor Anísio Brasileiro, demais autoridades presentes, professores, ex-professores, alunos, ex-alunos, funcionários, ex-funcionários, demais convidados:

Hoje estou emocionada e muito honrada por ser a porta-voz de ex-alunos, alunos, professores e amigos nesta homenagem à minha querida ex-professora, hoje colega de trabalho e amiga Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa, a LUDOCA.

No dicionário, agradecer significa mostrar ou manifestar gratidão, render graças, reconhecer. Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação. A gratidão traz junto dela uma série de outros sentimentos, como amor, fidelidade, amizade (sentimentos esses que permeiam esta comemoração, este discurso e este momento) sendo esta exatamente a nossa intenção: agradecer a você, Lourdes, pelos 20 anos de dedicação à UFPE e especialmente ao curso de Hotelaria.

Se o curso de Turismo é filho dos professores Djaílton de Araújo, Carlos Eduardo e Helena Pedra, o curso de Hotelaria foi criado por uma mãe solteira !!! E este fato já demonstra a personalidade de Lourdes: uma mulher forte, altiva, cabeça feita e bem à frente de seu tempo. Filha caçula de uma família numerosa de oito irmãos (talvez por isso tenha aprendido cedo a conviver com a diversidade, a dividir e a seguir regras), sempre nos conta (de uma maneira divertida) como era o dia-a-dia de uma casa com oito filhos e apenas um banheiro !!! Luís Paulo (médico em São Paulo), João Batista (corretor de imóveis em Belém), Maria Placidina (juíza militar, hoje servindo no Rio de Janeiro), Inácio (engenheiro, São Paulo), Francisco. (engenheiro e empresário, Belém), Carlos (administrador de empresas, São Paulo), Joana (estilista) e, finalmente, Lourdes.

O pai, Armênio Barbosa, era paulista de Taubaté. Foi para Belém convidado por uma empresa internacional de pneus, entre 1943 e 1944. A ideia inicial era que ele fosse para Manaus, mas terminou em Belém. Lá conheceu Maria de Lourdes Azevedo, que pertencia a uma família de muito prestígio no Pará. Seus antepassados, especialmente, o avô, havia sido um grande comerciante e banqueiro da borracha, nos tempos áureos. Logo se vê que a elegância e o requinte de nossa Lourdes vêm de berço !!!!!

Graduou-se em turismo pela Universidade Federal do Pará (1985), fez especialização em Administração Hoteleira pela Universidade Federal de Juiz de Fora, teve um restaurante em Belém, e era professora da UFPA. Quis o destino que ela viesse para o Recife em 1994 e, como não havia curso de Turismo na UFPE, na época, ela foi para a Escola Técnica Federal de Pernambuco (onde tive a honra de conhecê-la). Em 1995, veio para a UFPE para implantar e coordenar o curso de Hotelaria.

Se já a admirava naquele tempo, hoje que sou professora e estou coordenadora do curso de Hotelaria, a minha admiração e respeito só aumentaram. Durante quase 15 anos foi nossa coordenadora e hoje (quando já podia ter dito NÃO, disse SIM novamente e é minha vice-coordenadora).

Não deve ter sido fácil. Junto com Carlos e Djaílton, fizeram de tudo um pouco: de carregar cadeira a planejar e operacionalizar encontros acadêmicos; de fazer matrícula (sem o SIGA) a participar de banca de concurso para professor. Durante este período, ainda teve coragem e garra de fazer mestrado e doutorado em Administração no Propad [UFPE] (conciliando com a coordenação, sendo substituída apenas por um período pela nossa querida Silze Anne). Ao longo deste período construiu uma sólida e reconhecida trajetória profissional e pessoal.

Não teve filhos biológicos (sempre nos disse que ter filhos é uma loucura !!!!), mas a vida lhe deu muitos filhos: nós, seus ex-alunos e alunos; os cinco enteados filhos do querido professor Gustavo Maia Gomes (a quem agradeço a ajuda para escrever este discurso) e Antônio, seu lindo e amado sobrinho !!! Na época em que cursava Hotelaria, lembro muito de toda tarde, nos intervalos, ir à Coordenação, abrir a porta e olhar para você. Saber que estava ali era muito bom !!! As conversas que tínhamos eram e continuam a ser inspiradoras. Lembro também dos conselhos dados, de sua visita a São Paulo para supervisionar o meu estágio curricular, das festas que fomos, das farras que fizemos, ... enfim dos momentos felizes que tivemos juntas.

Lourdes, construímos uma relação bem maior que a de professora-alunos. Você se tornou AMIGA de muitos de nós e INCENTIVADORA DE TODOS !!! Sua casa, especialmente, a cozinha, funcionou como uma INCUBADORA de novos talentos. Lá nasceram projetos de sucesso como o Reteteu e a Analu Cupcakes. Aliás, sua casa até hoje é um reduto de muito amor e carinho. Nossos encontros lá são sempre especiais. Obrigada por nos ensinar o verdadeiro sentido da HOSPITALIDADE que é o bom ACOLHIMENTO.

Muito obrigada por ser nossa amiga, ser ponderada e nos “chamar” para a realidade, por ser uma inspiração para a nossa vida profissional e pessoal, por saber ler nossa alma e nos aconselhar, por enxergar muito além das aparências !!!

Obrigada por ter acreditado no curso de Hotelaria. Obrigada por ter construído uma cultura de respeito, hospitalidade, companheirismo e amizade (hoje mesmo um aluno de Hotelaria estava às seis horas da manhã aqui na UFPE fazendo os buracos para colocarmos as tochas de decoração. Ele fez isso por amizade, companheirismo, respeito e por vivenciar esses sentimentos DIARIAMENTE !!!) É claro que um curso superior não se faz sozinho. Somos gratos também a várias pessoas e instituições (que aqui foram lembradas no discurso do professor Carlos Eduardo) mas sem você, Lourdes, hoje não estaríamos aqui.

Por tudo isso o nosso MUITO OBRIGADA !!!!! Saiba que honraremos o seu legado e JUNTOS faremos deste curso e deste departamento referência no cenário nacional e mundial. Porque quem faz HOTELARIA FAZ SUCESSO !!!!!


Amamos você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário