quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

100 ANOS EM 50 FOTOS: STELLA PEDROSA (I)

Gustavo Maia Gomes
Maria Stella de Araújo Pedrosa (Pedrosa Bahia Maia Gomes, após o casamento), minha mãe, teria feito cem anos ontem. Pretendo, ao longo de várias postagens, fazer uma retrospectiva fotográfica de sua vida.
Esta é a foto mais antiga que tenho dela. Minha mãe aparece ao lado dos cinco irmãos que chegaram à idade adulta. (Houve um precocemente falecido.) Pela idade aparente das crianças, a imagem deve ter sido fixada em ano próximo a 1925.
Da esquerda para a direita: Francisco, Heloisa, Maria do Carmo, Stella, Hermano e (sentada, à frente) a caçula Valentina. Todos, exceto Hermano (Cardoso Pedrosa), tinham o sobrenome Araújo Pedrosa. Nenhum está mais conosco.
A foto deve ter sido feita em Santa Rita, PB, onde Manoel Sebastião de Araújo Pedrosa e Olga Dias Cardoso moraram com os seis filhos, minha mãe dentre eles. Mais precisamente, no Engenho Velho, comprado em 1899 pelo avô de Stella.
Minha mãe tinha boas recordações do Engenho Velho. Revisitou-o, muitos anos depois, e ficou emocionada. Relatou por escrito suas impressões à irmã Heloisa (que, depois de casada, fora morar em Minas Gerais). Talvez eu consiga resgatar a carta. Dará uma boa matéria neste Facebook.
Depois de 1925 e até o casamento com Mauro Bahia de Maia Gomes (em 1942), a vida de Maria Stella transcorreria (a não ser pelos anos passados no Colégio Santa Sofia, de Garanhuns, ou durante breves viagens), em Atalaia (AL), na usina de açúcar Uruba, naquele ano adquirida por seu pai.
Mas isso já é parte do segundo capítulo.
(Publicado no Facebook em 6/12/2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário