quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

DUAS PRIMAS, UMA VIAGEM (100 Anos em 50 Fotos, IV)

Gustavo Maia Gomes

No último mês de 1940, Stella Pedrosa e sua prima Maria do Carmo Cardoso Burle (Carmita) foram juntas ao Rio de Janeiro e São Paulo. Minha mãe tinha 23 anos. No futuro eu iria ouvir muitos relatos saudosos dessa viagem.
Ambas tinham parentes a encontrar. No Rio, os Pedrosa (Pedro, ex-senador, e filhos), os Kuhn (filhos e netos de Cornelio Otto, general reformado); os Burle-Marx (Cecília, mãe de Roberto, era pernambucana). Os Burle de São Paulo.
A viagem de ida foi feita pelo navio Comandante Ripper (de 1907 a 1927 chamado Ceará). O percurso do Recife a Santos (SP) durava, calculo, entre três e quatro dias, com direito a desembarque em Salvador, para uma visita rápida à cidade.
Tenho comigo registros fotográficos mostrando as primas: na Bahia (Salvador); em São Paulo (praias de Santos e Guarujá, Museu do Ipiranga, um certo Parque da Indústria Animal); no Rio de Janeiro (Pão de Açúcar, Urca, Quinta da Boa Vista, entre outros lugares).
Stella e Carmita foram amigas até à morte de minha mãe, em 2001. A prima lhe sobreviveria por nove anos, tendo falecido em 2010. (Agradeço a Antonio Lins a informação.) O acontecimento de ela ter sido minha sogra durante quase três décadas não foi independente daquela amizade, fundada em bases familiares e fortalecida na viagem ao Rio e São Paulo.
As fotos seguintes, resgatadas do acervo de Ivan Pedrosa Maia Gomes e Elisa Fernandes, mostram uns poucos momentos desse passeio turístico inesquecível para as duas primas, mocinhas namoradeiras que eram, com todo o direito.

(Publicado em Facebook em 10/12/2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário