segunda-feira, 31 de julho de 2017

Cavalos, baratinha e city tour

Gustavo Maia Gomes

Adolfo Alsinia Filho era filho de Dom Pedro Romariz Duarte y Yrigoien, domador de cavalos em Rio Encima. Sua mãe nunca lhe explicou por que ele, sendo filho de Dom Pedro Romariz Duarte y Yrigoien, chamava-se Adolfo Alsinia Filho.
O menino tomou gosto pela profissão do pai e a fez sua. Ganhou enorme reconhecimento. Logo, havia domado todos os cavalos de Rio Encima, razão pela qual mudou-se para Rio Abajo. Foi onde seu talento desabrochou definitivamente.
Passou a amestrar não apenas cavalos, mas bois, burros, tartarugas e tigres. Dos últimos, quebrava uma perna, para os transformar em tigres de bengala. Só os jumentos lhe resistiam. Intelectuais de esquerda, nada lhes fazia mudar de hábitos.
Depois disso, o filho de Dom Pedro Romariz Duarte y Yrigoien ensinou uma baratinha a dançar, balançar a cabeça, rodopiar sobre si mesma. Passaram-se seis meses, mas o bichinho aprendeu. Com esta barata, vou ficar rico, pensou Adolfo.
Mudou-se para Buenos Aires. Instalou-se em frente à Casa Rosada. Anunciou as maravilhas que todos iriam ver. Depositou a baratinha no chão. O primeiro homem que viu aquilo soou o alarme: – Uma barata! – E a esmagou com a sola do sapato.
Adolfo não desistiu. Ensinou um macaco a perguntar pelo ônibus de city-tour. Mas, o bicho tinha deficiências, nunca aprendeu coisa nenhuma. Aquele foi o último desafio do domador de cavalos e ele o perdeu.

(Publicado no Facebook em 26/7/2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário