quarta-feira, 3 de outubro de 2018

NO AGRESTE, COM POESIA

Gustavo Maia Gomes
(Gravatá, PE, 8/9/2018)
Ontem, no sempre agradável Portal de Gravatá, hotel-fazenda onde escrevi boa parte do livro “Velhas Secas em Novos Sertões” (Brasília, 2001), aprendi muito com Fernando Costa Cavalcanti e Felisardo Nunes Moura sobre uma das mais belas artes populares dos sertões e agrestes nordestinos: a cantoria, ou repente.
Felisardo é filho de Zé de Cazuza (nascido em 1929, na região do Cariri Paraibano, onde estão as cidades de Monteiro, Prata e Ouro Velho). Um dos maiores repentistas de todos os tempos, Zé de Cazuza se notabilizou, também, por sua memória prodigiosa, que lhe valeu o apelido de Homem Gravador. Há alguns anos, escreveu um livro de 400 páginas (“Poetas Encantadores”) contendo parte dos versos dele próprio e de terceiros que estavam em sua cabeça.
Foi uma conversa agradável e uma ocasião para ouvir histórias de Pinto de Monteiro, Jansen Filho e Zabé da Loca, entre outros. Os dois primeiros foram poetas populares; a última tocava pífanos que ela própria fabricava. Quando foi descoberta pela imprensa, já era muito idosa e pobre, morando numa gruta (ou “loca”), no linguajar local. Morreu pouco depois, em 2017.
Todos os cinco personagens (Cazuza, Pinto, Jansen, Zabé e Felizardo) são da mesma região, da qual Monteiro é a principal cidade. O filho de Zé de Cazuza também é poeta, nas horas vagas, mas, faz sucesso, principalmente, como apresentador de cantorias no Nordeste.
Também falamos sobre outro notável poeta paraibano, Ronaldo Cunha Lima, o único a quem conheci pessoalmente, no tempo em que ele era governador de seu Estado (1991-95). Figura inesquecível, sem dúvida, embora mais como artista que como político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário