quarta-feira, 3 de outubro de 2018

VÁRIOS DIAS EM ANHUMAS

Gustavo Maia Gomes
(Recife, 2-10-2018)
Em 1972, a fazenda e antigo engenho de açúcar Anhumas (União dos Palmares, Alagoas), desde os anos 1930 pertencente a Benon Maia Gomes (1901-48), sua mulher, filhos e netos, foi cenário do filme "Joana, a Francesa".
Dirigido por Cacá Diegues, com Jeanne Moreau no papel-título, "Joana, a Francesa" conta a história de uma dona de bordel em São Paulo que é trazida por um "coronel" (Carlos Kroeber, o coronel Aureliano) seu cliente para o engenho de açúcar em Alagoas, de que ele era dono.
Do elenco, participaram também Pierre Cardim, o estilista, além de muitos atores e atrizes brasileiros. "Joana, a Francesa" está disponível no Youtube. Tem muitas esquisitices, como parece inevitável em filmes brasileiros intelectualizados (ou seja, chatos, pedantes), mas isso não lhe tira inteiramente o valor.
A prima Izabel Maia Gomes enviou-me há poucos dias fotos tiradas na fazenda Anhumas durante as filmagens. Uma delas mostra minha tia-avó Helena Bahia Maia Gomes (1908-2008), viúva de Benon (ela e ele avôs de Izabel) ao lado dos dois franceses famosos. Au revoir, aujourd'hui, ça va...
Anhumas está associada a muitas lembranças boas em minha vida. Não é a toa que dei ao meu livro ora em elaboração, cuja temática é semelhante à de "O Trem para Branquinha", o título que ele terá, quando impresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário