quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

DAQUI PRA FRENTE, TUDO SERÁ DIFERENTE

Os que apoiaram Bolsonaro desde o primeiro turno, como eu, ou apenas no segundo, como tantos outros, compomos um conjunto definido quase unicamente pelo desejo comum de derrubar o partido quadrilha (e seus satélites) que destruía o país há dezesseis anos.
Conseguimos isso, derrotamos os bandidos petistas. Mas, o significado das eleições de outubro supera, creio eu, nossa melhor capacidade atual de avaliação. O governo que assume amanhã pode até nos decepcionar em curto prazo. Nem assim deixará de ser um marco na nossa história.
As divergências entre os apoiadores do novo presidente, entretanto, logo aparecerão. Tomara que possam ser absorvidas no quadro de uma concordância mais ampla sobre os pontos fundamentais. Para mim, estes incluem, antes de tudo, as opções pela democracia e o capitalismo.
Sugiro que leiam o artigo do ministro indicado Ernesto Araújo (link abaixo). É bem escrito e representativo de uma das correntes ideológicas que se reuniram para derrotar o partido dos ladrões. Concordo com uns pontos, discordo de outros. É assim mesmo numa democracia.
Contrariamente ao chanceler, não tenho nenhuma simpatia por Olavo de Carvalho, um filósofo anti-iluminista. Tampouco concordo em trazer Deus de volta à política. Foi o absolutismo, não a democracia, que buscou o respaldo da religião para se legitimar. Não precisamos disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário