quarta-feira, 28 de junho de 2017

Falta uma mala na denúncia de Janot

1. Para o Presidente, será difícil explicar a mala cheia de dinheiro — redondos 500 mil reais —, a menos que o Papagaio Loures do Bico Dourado resolva assumir que a grana era dele, uma hipótese inverossímil.

2. Também só com muita benevolência alguém poderia acreditar que um Presidente da República recebesse em Palácio um empresário ladrão e investigado — fora da agenda e em horário esquisito — para discutir temas republicanos.

3. A meu ver, isso é tudo o que existe na denúncia. E é muito. Porém, a tentativa de fazer o diálogo gravado (resultante de uma armadilha afrontosamente preparada contra o Presidente) dizer mais coisas do que ele, de fato, diz lança fundadas suspeitas sobre os reais motivos do Procurador Geral. E aí a gente se convence de que, nessa história, ninguém é santo.

4. Não existe menção a dinheiro na conversa gravada. O empresário ladrão poderia estar mantendo "Eduardo" calmo com sessões de ioga (que o Presidente aprova e manda continuar). A inquietação de "Eduardo" poderia se dever ao fato de que o time de futebol pelo qual ele torce anda perdendo muito.

5. Mas o esticamento inacreditável (sem falar nas interrupções, no que era inaudível e deixou de ser...) a que o diálogo gravado foi submetido, para demonstrar o que ele não demonstra, é somente mais uma evidência de que há mistérios demais nesse processo.

6. Para meu entendimento, as circunstâncias estranháveis em que tudo aconteceu (a armação da cena, a homologação da delação em prazo inusitado, a inaceitável absolvição total concedida aos empresários ladrões) exalam cheiro de podre.

7. Não irei defender Michel Temer. A mala abarrotada de dinheiro não me deixa fazê-lo. Um fdp que usa o cargo de Presidente da República para coletar propinas deve mesmo ser condenado e preso. (Não nos esqueçamos de que essa era a prática usual do grande líder popular Lula da Silva, que também já deveria estar na cadeia.)

8. Apenas acho que o lado acusador, o Procurador Geral da República, tampouco, inspira confiança. Não há malas contra ele, é verdade. Mas, será porque não existiram ou apenas porque não foram filmadas?

(Publicado no Facebook, 28/6/2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário