sexta-feira, 9 de junho de 2017

Recordações de Penedo (AL)

Gustavo Maia Gomes

Se você gosta de sentir a História, de pisar em chãos do passado, contemplar prédios de ontem, respirar os mesmos ares que seus antepassados ilustres – não necessariamente parentes – respiraram, vá a Penedo, Alagoas. A cidade é uma maravilha. Sua arquitetura que remonta, em alguns casos, ao século XVII, está, em grande medida, preservada. O Rio São Francisco, apesar de tão maltratado, continua ali. Penedo tem hotéis razoáveis e pousadas acolhedoras. Esqueça a futilidade lustrosa da Flórida. Mande seus filhos a Penedo. Vá com eles.
Ivan, meu irmão, e eu estivemos lá, em 2014. Dez anos antes, eu tinha estado em Penedo com Lourdes Barbosa, minha mulher. Em 1983, o Comendador Ventura – o jornalista Luís Alípio Gomes de Barros (1920-91), alagoano que fez carreira no Rio de Janeiro – registrou na coluna “Não morra pela boca” suas impressões gastronômicas de uma passagem pela cidade. Acho que o restaurante a que ele se refere não existe mais. De qualquer modo, seu texto merece citação.
"Um jacaré ensopado na Rocheira, o mais curiosamente instalado – incrustado na pedra que dá nome à cidade – é o mais atraente e, por que não dizer, melhor restaurante de Penedo, Alagoas. Debruçado sobre o Rio São Francisco, [tem] uma vista maravilhosa. Mas, se o caldinho de peixe, o caldinho de jacaré, o caldinho de cabeça de peixe, é o começo de tudo, há o surubim (do grande rio) ensopado no leite de coco e a carne de sol, que vem do lado de Sergipe, mais precisamente, do Cedro, e que é famosa em toda a região. Ah, o Ventura destas mal batidas [linhas] ia esquecendo dos pitus ensopados no leite de coco, mas do coco espremido na hora, e no quê exato, para não enjoar". (Última Hora, RJ, 23/11/1983)

(Publicado no Facebook em 16/4/2017)

Um comentário:

  1. Olá, bom dia, Gustavo! Quando ficará prono seu livro O TREM PARA BRANQUINHA (Dos engenhos às usinas de açúcar)? Muito interessante esse título. Ando estudando muito História de Alagoas e o setor sucroalcooleiro. SOu professor de História aqui na cidade de Teotônio Vilela e trabalhando com projetos da Prefeitura ligados ao Senador, nosso patrono, e a história do açúcar na nossa região.

    Favor responder sobre o livro no meu email:
    paulodavi.cardoso@hotmail.com

    Grande abraço!

    ResponderExcluir