sexta-feira, 9 de junho de 2017

The Importance of Being Earnest (Oscar Wilde)

Gustavo Maia Gomes

"A importância de ser sério" é uma peça do poeta e dramaturgo irlandês Oscar Wilde (1854-1900). Lembrei-me dela (mais do título que do conteúdo) ontem, enquanto pensava nesse evento sindical-terrorista de ministérios sendo incendiados em Brasília e na curiosa polêmica sobre a convocação de força militar a fim de conter os vândalos.
Organizar grupos para depredar prédios públicos e ameaçar fisicamente os que neles trabalham não é "manifestação". É crime. E criminosos não se detém com conselhos, mas com a força. Portanto, convocar a força policial militar para garantir a vida das pessoas e a integridade dos prédios públicos constitui um dever elementar do governante.
Para nosso azar, a história não termina aí. Se vivêssemos num país onde o presidente da República compreendesse a importância de ser sério, os eventos de hoje — ou seja, a chegada da força militar em seguida aos primeiros atos terroristas — nos teriam dado satisfação e confiança. Olharíamos para a figura de nosso dirigente com inquestionáveis orgulho e reconhecimento.
Infelizmente, fatos recentemente revelados comprovam que há uma distância enorme entre o presidente e a importância de ser sério. Hoje, ele fez o que deveria ter feito, sim, mas, considerando os precedentes das conversas cordiais em subterrâneos palacianos com criminosos, não sabemos se o fez guiado pelas razões certas ou por intenções erradas.
A distinção pode ser sutil, porém nunca será insignificante. Um presidente que desconhece "the importance of being earnest" jamais entenderá que ninguém pode ser líder sem ser confiável. E um país que não tem líderes vai continuar a ver os bandidos tocarem fogo naquilo que foi construído com o dinheiro de todos nós. Nesse país, a Polícia, o Exército e os Bombeiros nem sempre aparecerão quando precisarmos deles. Depende de se o presidente é movido por intenções certas ou por razões erradas.
(O fato é que, ontem, o presidente fez o que tinha de ser feito, sem se dobrar às intimidações dessa organização criminosa que destruiu o Brasil em treze anos. Está de parabéns e tem meu apoio.)

(Publicado no Facebook, 25/5/2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário