sexta-feira, 16 de agosto de 2019

LUÍS ALÍPIO E SEUS AMIGOS

Aos meus parentes baianos Sulamita SiqueiraAmazonina PereiraAlipio MaiaRafael MuricyMarília Muricy (deve haver outros, que me desculpo por não citar), todos descendentes de Alípio Maia Gomes (1878-1916).
Luís Alípio (Gomes) de Barros (1922-91) foi um jornalista nascido em Alagoas que fez carreira no Rio de Janeiro. Era sobrinho de Alípio e, com certeza, seu nome foi escolhido para homenagear o tio precocemente falecido em Santo Amaro, Bahia, onde morava.
Sobre Luís Alípio e seus amigos celebridades nacionais e internacionais já escrevi bastante neste espaço. (Ele terá um capítulo no meu próximo livro, "Uma noite em Anhumas", ainda sendo escrito.)
Agora, lendo Samuel Wainer (1912-80), "Minha razão de viver: Memórias de um repórter" (1987) deparo-me com esta foto do sobrinho de meu avô Nominando Maia Gomes em companhia de Wainer (um dos jornalistas brasileiros mais importantes na segunda metade do século XX) e de Nelson Rodrigues, que dispensa apresentações.
Fica o registro, também dedicado à sua filha Ana Catharina Mcgregor, que mora no Rio de Janeiro, e à viúva Maria Ivanira Teixeira Gomes de Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário