terça-feira, 2 de abril de 2019

Bico de Ouro

Gustavo Maia Gomes
(O texto seguinte é uma transcrição, ligeiramente editada, de notícia publicada no Diario de Pernambuco, 24/9/1910, pág. 1.)

Na rua dos Caldeireiros residiam Clidenor Alcovia e as mulheres Antônia Florentina da Silva, cognominada Bico de Ouro, e Severina da Silva. O homem, sendo amasiado com Antônia, tinha Severina como empregada. Viviam todos ali em harmonia, mas é preciso notar que os dois amantes, há alguns dias, vinham ficando cheios de desconfianças.
Clidenor empregava-se em vender joias ambulantemente e conhecia certos Estados brasileiros, tendo residido mais de um ano na Bahia, o que o levava a ter em mente voltar para ali. Antônia Florentina, que foi meretriz por muitos anos aqui na capital, era em absoluto refratária a qualquer sorte de orgias e fiel ao seu amante.
O ciúme levava Clidenor a cuidar em demasia de sua amásia, a todo instante privando-a de divertimentos e vigiando-a tanto quanto podia. Antônia Florentina, por sua vez, dava-se ao catimbó e à cartomancia, querendo por meio disto aquilatar o amor que lhe consagrava o amante e o que lhes podia no futuro suceder.
Clidenor supunha ser atraiçoado pela mulher e, para a tornar apreensiva, falava em viajar, deixando-a em Pernambuco. Ela, nas cartas, procurava a veracidade do que lhe falava o amásio e afirmava ser impossível uma separação, pois o ocultismo lhe demonstrava que se Clidenor viajasse, morreria.
Às quatro horas da manhã de ontem, na residência de Clidenor e Antônia Severina, passou-se uma cena trágica: havendo se agasalhado ambos às 10 ½ da noite de anteontem, vieram a falecer pela madrugada.
Quando a criada foi abrir a porta da casa, notou, olhando para o aposento dos amantes, que o rosto de Clidenor estava coberto de sangue. Correu à vizinhança e narrou o que tinha visto. Logo, o delegado do primeiro distrito foi informado.
Compareceu ao local. A rua estava enormemente movimentada. A modesta residência dos desventurados, em nada higiênica e asseada, regurgitava também de indivíduos. Na sala de visitas demoravam desvalorizados móveis. Em tudo se notava o desleixo e a falta de asseio.
Na alcova principal, em um leito vulgar, encontravam-se os cadáveres de Clidenor e Antônia. Um de frente para o outro. No meio da cama, um revólver com duas cápsulas detonadas. O projétil que feriu Bico de Ouro atingiu-a na faringe, saindo um pouco acima do ouvido direito. A bala que matou Alcovia se internou pelo ouvido esquerdo deste infeliz estrangeiro.

(Publicado no Facebook, 31-3-2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário