terça-feira, 2 de abril de 2019

PASSARINHO NO LAÇO

Gustavo Maia Gomes
Nelson Rodrigues (1912-80), nascido no Recife, mas com a carreira feita no Rio de Janeiro, teve predecessores. Fui descobrir em Maceió, mais precisamente, no jornal Gutenberg (1881-1911), notícias e crônicas narrando crimes, perversões sexuais e adultérios. Embora os autores desses textos raramente sejam identificados, o gostinho de “A vida como ela é” (coluna que consagrou o pernambucano na imprensa carioca) está bem presente. Dou um exemplo, de 1905, em transcrição literal.
DEFLORAMENTO
Daniel Antônio de Oliveira há oito anos passados amasiara-se com Domingas de Jesus, que levara para a companhia desse indivíduo uma filha de sete anos chamada Maria.
Das relações de Daniel e de sua amásia houve seis filhos, correndo tudo na paz do senhor. Mas Daniel, manhoso como Plutão, trazia oculto no peito uma extraordinária paixão por Maria, filha de sua amásia.
À proporção que ela foi tomando a forma de mulher, o Tartufo cada vez mais se apaixonava.
– Que belos olhos os seus Hia!
– Mas o que é que têm os meus olhos, Sr. Daniel?, respondia-lhe sempre a mocinha, desconfiando de suas lábias.
Mas... a mulher é parte fraca e como [era tal a pressão] de Daniel, o passarinho de lindas plumagens caiu no laço, isto é, cedeu aos desejos libidinosos do amásio de sua mãe.
O fato verificou-se na terça-feira desta semana e a autoridade policial recebeu queixas de Domingas e procedeu o exame para apurar a verdade.
(Gutenberg, Maceió, 25-11-1905, sem autor identificado. Fiz pequeníssimas edições, além de atualizar a grafia.)

(Publicado no Facebook, 7-3-2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário