terça-feira, 2 de abril de 2019

MANDIOCAS DA IRA

Gustavo Maia Gomes
Muito amigos, os lavradores José Eugênio e João Gomes, moradores em Cordovil, arrabalde do Rio de Janeiro, tinham um trato, pelo qual o segundo entregava ao primeiro as mandiocas de sua roça, que este transformava em farinha e vendia. O lucro era repartido equitativamente entre os dois.
De acordo com o costume, neste ano, João Gomes entregou sua mandioca a José Eugênio. Mas o amigo nada fez com aquilo. Até que Chico Batista, conhecido dos outros dois, procurou João Gomes, para dizer-lhe que vira na casa de José Eugênio, jogadas a um canto, apodrecendo, as raízes de mandioca que lhe haviam sido confiadas.
Intrigado, João Gomes foi até seu amigo, a quem interpelou:
– José, você não quer mais cumprir o trato que fez comigo?
Este encarou-o firmemente e respondeu:
– Olhe, o que eu quero é matar todo mundo.
Assim falando, dirigiu-se para o interior da casa, de onde voltou, instantes depois trazendo um machado a desferir golpes sobre João Gomes, a quem feriu nos pulsos, pois este procurava, com os braços, amparar as pancadas.
Vendo que seria morto, saiu Gomes a correr, indo se refugiar na casa de Chico Batista, ocultando-se num quarto, cuja porta fechou. Mas, Eugênio estava feroz e arrombou a porta do aposento, recomeçando a agredir o plantador de mandiocas.
Tratou a vítima novamente de fugir, mais uma vez, indo se ocultar numa grota, enquanto o dono da casa, Chico Batista, armando-se também de um machado, assumiu sua defesa, afugentando e perseguindo o agressor.
Desde então, ninguém sabe de José Eugênio, mas há quem diga que ele foi morto. Chico Batista desapareceu. João Gomes, ferido, foi levado, primeiro, ao Hospital do Pronto Socorro e, em seguida, ao Nossa Senhora do Socorro.
Como não podia deixar de ser, em face de tamanho eufemismo, recebeu os devidos socorros e não corre perigo de vida. Ao repórter, ele confidenciou: – Mandioca, nunca mais.
[Adaptado de “O que eu quero é matar todo mundo”, notícia policial publicada em A Noite (RJ), 28/7/1934.]

(Publicado no Facebook, 11-3-2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário