quinta-feira, 26 de outubro de 2017

A NOTÍCIA E O COMENTÁRIO


Espalho uma notícia e faço um comentário. Esta é a notícia:
"O general Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército, (...) não cogita punir o também general Antonio Hamilton Mourão por ter defendido uma 'intervenção militar' caso o Judiciário não resolva o problema da corrupção. [Foi além,] ao declarar que a Constituição concede às Forças Armadas 'um mandato' para intervir se houver no país 'a iminência de um caos'.” (Blog Josias de Souza, 20/9/2017)
E este, o comentário:
Duas manifestações públicas — a mais recente do próprio comandante do Exército — sugerindo a possibilidade de um golpe deveriam acender o sinal vermelho entre aqueles que lembram do que foram os anos do regime militar no Brasil e não gostariam de tê-los de volta.
Não estou dizendo que não "teria sido pior" se, em 1964 (ou 1968), o poder tivesse sido tomado pela esquerda sindicalista irresponsável e/ou pelos guerrilheiros comunistas. Acho, sim, que teria sido muito pior. Mas, eram o ruim e o péssimo as únicas possibilidades que existiam, então? Ou, falando do Brasil atual: será que a única escolha que temos é entre cleptocracia e ditadura?
Não o creio (ainda!), mas é preciso evitar que acabe sendo. Mesmo porque, quem garante que uma nova ditadura — tendo fechado a imprensa livre; controlado os facebooks, tweeters, whatsapps...; destruído a oposição; calado o Judiciário e conhecido a forma petista de governar — não se tornaria, rapidamente, outra cleptocracia?
2018 está batendo à porta. (Aliás, há sempre alguém batendo à minha porta, pois a cigarra elétrica daqui de casa parou de funcionar.) As eleições nos darão uma oportunidade de desempregar todos os ladrões já flagrados. Até lá, a Justiça, a despeito dos próprios problemas, persistirá fazendo seu serviço. As redes sociais continuarão a ser uma tribuna grátis e, potencialmente, poderosa para denúncias e análises da situação. Disso tudo precisamos; não de generais que se metam onde não foram chamados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário