quinta-feira, 26 de outubro de 2017

EM LA PLATA, ARGENTINA, 20 ANOS ATRÁS

Atilio Elizagaray, Russell Smith, Melissa Birch e Gustavo Maia Gomes. La Plata, junho de 1997.

Gustavo Maia Gomes, Russell Smith, Melissa Birch e Werner Baer. La Plata, junho de 1997
Graças aos amigos Atilio Elizagaray e Mirta Freccero (com a intermediação de sua filha, Maia), incorporei ao meu acervo fotos tiradas em 1997, quando o Departamento de Economia da Universidade Nacional de La Plata promoveu o II Seminário Internacional Federalismo e Governos Locais.
Foi um encontro agradável e produtivo. Na época, eu era diretor do Ipea, em Brasília, e estudava, entre outros temas, a descentralização e as finanças municipais. Maria Cristina Mac Dowell e eu escrevemos uns dois ou três artigos sobre o assunto, inclusive aquele que apresentei no Seminário de La Plata.
As fotos têm valor histórico para as pessoas envolvidas, por documentarem o encontro do professor Werner Baer (1931-2016) com quatro de seus ex-alunos e orientandos no doutorado em Illinois (USA): os americanos Russell Smith e Melissa Birch, o argentino Atilio Elizagaray e eu próprio.

Todos os quatro escrevemos teses doutorais sobre aspectos variados das economias de países latinoamericanos: Russsel e eu, o Brasil; Melissa, o Paraguai; e Atilio, a Argentina. Posso garantir que três dessas teses são obras-primas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário