quinta-feira, 26 de outubro de 2017

EM LA PLATA, ARGENTINA, EXISTE ALMOÇO GRÁTIS

9 de setembro · Recife · 
Lourdes Barbosa no trem Buenos Aires - La Plata, 24/7/2017. (Foto Gustavo Maia Gomes)

O trem elétrico ligando Buenos Aires a La Plata (mais precisamente, por enquanto, a City Bell) foi inaugurado poucos meses antes de Lourdes e eu chegarmos à Argentina, em julho deste ano. Cheirando a novo, oferece um transporte magnífico entre as duas cidades, separadas por 60 km, mas, ... (há sempre um “mas”) ...
... está fadado a se tornar uma porcaria, em pouco tempo, porque a passagem custa o equivalente a 50 centavos de dólar americano! E isso não cobre, tenho certeza, nem 5% dos custos correntes daquilo lá. Triste sina, a nossa, de argentinos e brasileiros: construímos fantasias populistas e depois nos surpreendemos porque as coisas não funcionam como deveriam.
O que fomos fazer em La Plata, Lourdes e eu? Visitar nossos amigos argentinos, principalmente. Porém, não apenas isso. Digo mesmo que, para quem já conhece o básico de Buenos Aires e dispõe de quatro ou cinco dias na cidade, vale a pena ir a La Plata, cidade planejada e construída entre 1880 e 1886 para ser a capital da província. À época, Dardo Rocha era o governador; Julio Roca, o presidente do país.
City Bell é um subúrbio de La Plata. O nome homenageia o imigrante inglês George Bell, que chegou à Argentina em princípios do século XX. Uma primeira linha de trem saindo de Buenos Aires chegou ao lugarejo em 1914. O trem atual (como o metrô do Recife) já é frequentado por vendedores ambulantes que oferecem as coisas mais extravagantes por precinhos bem em conta. Mau sinal.

No caminho para La Plata, pagando míseros cinquenta centavos de dólar para usufruir por uma hora de um trem cheirando a novo, descobrimos a refeição grátis! E eu pensava que isso não existia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário