quinta-feira, 26 de outubro de 2017

MANELITO SEM EMENDAS

Manoel Dantas Vilar Filho (Foto colhida em http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2014/07/chico-existiu-e-morou-em-taperoa-na-pb-conta-primo-de-ariano.html)


Estive com Manoel Dantas Vilar Filho, pela primeira vez, há uns dez anos. (Ninguém sabe quem é Manoel Dantas Vilar Filho, mas fale em "Manelito Dantas" que a plateia se agita.)
Vou me permitir a vaidade de revelar que a iniciativa daquela conversa partiu dele. Depois de ler "Velhas secas em novos sertões" (2001), Manelito pediu a Eraldo Guimarães que arranjasse um encontro entre nós. (Irreverente como poucos, ele me diria, na reunião, que achara a primeira parte de meu livro ótima e a segunda uma porcaria. Quem sabe, estava certo?)
Para instigar meu interesse (já que, até então, eu tampouco conhecia Manelito Dantas), Eraldo me fez a revelação decisiva: o homem é dono de uma fazenda em Taperoá, no Sertão paraibano, e vive exclusivamente disso, sem depender de incentivos fiscais, créditos arrumados, perdões de dívidas, ou emendas parlamentares.
-- Então, é comigo mesmo! -- respondi. Não tenho tempo, agora, para detalhar essa história, mas prometo fazê-lo em breve. Interessa saber que Manelito e seus filhos são criadores de vacas e cabras de alta linhagem e, sobretudo, produtores de queijos artesanais extraordinariamente saborosos. Tudo feito em um lugar do Semiárido nordestino menos "semi" do que "árido".
Faz dez anos que me prometo ir encontrá-lo na Fazenda Carnaúba e nunca o faço. Talvez por isso, Manelito -- ou melhor, seus queijos -- veio (vieram) visitar Lourdes Barbosa e a mim, aqui no Recife. Comprados no Mercado da Madalena.

(A propósito: Eraldo Guimarães, engenheiro, como Manoel Dantas Vilar, é irmão do economista e sócio da Ceplan -- Consultoria e Planejamento Econômico, Recife, PE, Leonardo Guimarães Neto, e isso não é pouca coisa. Para os dois, quero dizer.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário