quinta-feira, 26 de outubro de 2017

UM DIA DEPOIS...



Acabo de ler os primeiros dois parágrafos de uma longa postagem colada (aprovativamente, suponho) na página do Facebook de certa pessoa por quem tive e tenho imensa consideração, embora a vida haja feito nossos caminhos divergirem há mais de vinte anos.
O texto colado defende a tese de que o depoimento de Antônio Palocci foi o de um ventríloquo, que as perguntas e as respostas dele foram ensaiadas com o juiz Sérgio Moro, em sua obsessiva perseguição a Lula da Silva. O autor da peça sustenta, naturalmente, que o grande líder é inocente; todas as acusações contra ele não passando de uma conspiração.
Li somente uma pequena parte do texto. Não pude continuar. Ele me trouxe de volta as mais antigas lembranças pessoais que ainda guardo. Quando eu tinha quatro anos, imaginava que as pessoas não eram o que fingiam ser em minha presença. Que suas vidas reais eram completamente outras. Por alguma razão, diante de mim, elas representavam aqueles papéis.
É mais ou menos isso o que o escritor não identificado e minha amiga que lhe reproduziu o texto sustentam estar acontecendo com Lula. Já deve passar de trinta o número de pessoas, muitas delas, próximas ao ex-presidente, que lhe acusaram de ter cometido crimes graves. Essas pessoas contam histórias coerentes. Confessam ter participado dos atos de corrupção. Dão detalhes. Incriminam-se, portanto.
Mas, é tudo mentira, argumentam os crentes. Como as pessoas que me cercavam quando garoto, todo mundo resolveu encenar uma peça em torno de Lula. Não interessa a elas provar a própria inocência. Ao contrário, preferem inventar provas contra si mesmas, contanto que façam parecer real a mentira coletiva montada, exclusivamente, para destruir o grande líder.
A essas reflexões, que me entristecem, dei o título "Um dia depois..." Depois do quê? Eis o que eu queria dizer: os seguidores do líder religioso Lula vão, finalmente, reconhecer que adoraram um criminoso um dia depois... de nunca.

Teremos de conviver com isso. Há quem acredite na volta do rei português Sebastião, morto no século XVI. Ainda haverá quem creia na pureza de Lula daqui a 500 anos. Se essa idiotia coletiva degrada a inteligência humana, paciência. A mim me basta que o grande farsante seja condenado pela Justiça e vá cumprir sua pena. Sem tornozeleira, faz favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário