quinta-feira, 26 de outubro de 2017

VIVENTES DE MACEIÓ, O LIVRO



Carlito Lima, cronista das Alagoas, escreveu um livro agradável: "Viventes de Maceió" (Recife, Nossa Livraria, 2006, 208 pp.) Ainda mais para mim, que me considero uns vinte por cento maceioense, também gosto de memórias, e não devo ter idade muito diferente da dele. Por "agradável" quero dizer "bom".
Impressiona, acima de tudo, a quantidade de personagens. Nas cinquenta crônicas-capítulos, Carlito fala, seguramente, de cem amigos ou conhecidos. Alguns, parentes meus, como os irmãos Arnoldo e Humberto, o primo Mano — os três, Gomes de Barros —, além de Creusa Maia Gomes Jatobá "esposa do eminente médico Aderbal Jatobá e mãe de Aderbalzinho, o Jacaré Dourado" (pág. 113).
Sem contar um certo Beroaldo "Quaresma" (pág. 129) que bem poderia ser (mas, parece que não é) Beroaldo Maia Gomes, de saudosa memória. (Embora seja difícil acreditar que existissem duas pessoas com esse nome em Maceió, ao mesmo tempo.)
Humberto Gomes de Barros (pág. 104) nem é citado nominalmente, porém, pelas referências à sua posição de "egrégio ministro em Brasília", se torna identificável como o presidente de uma certa "associação de conquistadores" de moças simples e suscetíveis a beijos e abraços, coisa difícil de conseguir, nos anos cinquenta, das namoradas oficiais.
Como ele era (em 2006, quando o livro foi escrito) ministro do Superior Tribunal de Justiça, Carlito deve ter preferido resguardá-lo. Nem precisava, pois, em seu próprio livro de memórias, Sexta-feira 13, que já resenhei aqui, Humberto (falecido em 2012) conta travessuras de rapaz piores que essa.
Já o irmão é mencionado abertamente, numa história engraçada, das muitas que Carlito Lima nos conta. Ele fazia sua caminhada pela orla de Jatiúca, quando encontrou "Arnoldo Gomes de Barros, meu oculista. Passou-me óculos tão bons que os guardei para não ver o que o tempo está fazendo com as meninas de minha geração" (pág. 68).
Há várias outras passagens especiais, para mim que amo Maceió. Durante uns vinte anos, mais ou menos, era onde passava as férias, na companhia, principalmente, de meus parentes Pedrosa. Por exemplo: "No final da década de 60, o Zinga-Bar tornou-se referência cultural na cidade. A partir do Zinga as moças casadoiras (...) começaram a frequentar as boates" (pág. 48). Fui várias vezes lá. Numa delas para viver o sonho de uma noite de verão que, um dia, também contarei.
"O cinema", diz Carlito Lima no livro, "foi outra grande diversão da moçada. Eram cinco no circuito da cidade: Rex na Pajuçara, Plaza no Poço, Lux na Ponta Grossa, Ideal no Vergel do Lago e Cinearte, mais tarde São Luís no centro" (Pág. 105). Conheci o Cinearte-São Luís e o Plaza. Este último ficava em frente à praça do Poço, mesmo lugar onde morava minha prima Carolina Dias Cardoso (recentemente falecida). Bairrista, Carolina dizia sem ruborizar que o Plaza tinha "a melhor projeção do Brasil".
Um dos "viventes" de Carlito Lima era Sandoval Caju (pág. 107). Dele me lembro bem. Radialista popular, elegeu-se prefeito de Maceió, no início dos anos 1960. Teve o mérito de arrumar todas as praças da cidade, as quais equipava com bancos de pedra desenhados na forma de S. Acho que, na Praça do Centenário, ainda é possível encontrá-los.
Sandoval foi cassado pelos militares, logo após 1964. Como sempre, os motivos da cassação não foram apresentados ao público, nem se lhe deu o direito de defesa. Sandoval era um tipo peculiar, um dos primeiros radialistas (e, mais tarde, gente de TV) a perceber que sua notoriedade era um capital político. No plano pessoal, circulava a informação de que ele tinha um filho com o nome de Morango Pêssego de Araçá Caju, mas isso, eu soube depois, era mentira.

As histórias são muitas. Não apenas para os alagoanos, como meu irmãoIvan Pedrosa Maia Gomes, e os quase-alagoanos, como eu, Viventes de Maceió é um livro que merece ser lido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário