quinta-feira, 26 de outubro de 2017

DE VOLTA AO CINEMA

Vista parcial da sala de estar no primeiro andar do Cine São Luís, Recife. Os móveis são, ainda, os originais, devidamente restaurados. (Foto Gustavo Maia Gomes, 15/9/2017)
Outra vista da sala de estar no primeiro andar do Cine São Luís, Recife. Destaque para a janela envidraçada, de onde se pode ver o movimento de ônibus e carros na Ponte Duarte Coelho, centro. (Foto Gustavo Maia Gomes, 15/9/2017)

Ivan Pedrosa Maia Gomes (ao centro), com os funcionários do Cine São Luís Rinaldo (esq.) e Miguel (dir.). Ao fundo, uma das máquinas projetoras originais, que ainda se encontra em condições de operar. (Foto Gustavo Maia Gomes, 15/9/2017) 

Interior da sala de exibição do Cine São Luis, Recife. (Foto Gustavo Maia Gomes, 15/9/2017)

16/9/2017

O Cine São Luís, no Recife, foi inaugurado em 1952. Funcionou até 2007, quando fechou. Tombado como monumento histórico estadual em 2008 e restaurado, exibe filmes normalmente.
Foi um local importante da cidade, nos seus áureos tempos. Eu o frequentava muito. Ali assisti a filmes memoráveis, em alguns casos, em boas companhias.
É um lugar muito bonito -- e, para os padrões da sua época, sofisticado. Os homens só podiam frequentá-lo (assim como o Cine Moderno, do outro lado do rio) de paletó e gravata.

Depois de 30 anos sem por os pés ali, fui assistir (com meu irmão Ivan) o filme Eva não Dorme, sobre o cadáver ambulante de Evita Perón. Visitamos a sala de máquinas. Valeu a pena, sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário