quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

CACHIMBO ETERNO E OS OUTROS


Gustavo Maia Gomes

Leopoldo Gomes, vulgo Barcaça, e Dinaldo de Araújo Santos, Cachimbo Eterno, prestaram depoimento às autoridades sobre as falcatruas de que são acusados. Com cinismo revoltante, confessaram em detalhes os golpes que deram. (5/1)

“Doutor Camões” e José de Souza, há muito procurados pela polícia, foram presos. Ambos são autênticos ases do crime, cada um na sua especialidade. O primeiro é um dos maiores traficantes de maconha da região; o outro, vigarista. (9/1)

Às primeiras horas da noite, foi capturado, achando-se recolhido ao depósito de presos da cadeia local, João Aleixo da Silva, vulgo “Da Sanfona”, acusado de haver lesado vários comerciantes em Caruaru. (13/2)

O gatuno Aluízio Félix Patrício, Rei Momo, age por meio de arrombamento. Ontem, ele tentou penetrar na residência de José Gomes da Silva. Muniu-se de um pano molhado para amolecer a parede. Aí, apareceu o guarda noturno. (26/2)

Por meio de telegrama, o delegado de polícia de Gravatá indagou se interessa à polícia recifense a prisão do vigarista Murilo Pereira Rodrigues, vulgo Do Óleo, que acaba de ser capturado por soldados do destacamento local. (25/3)

Miguel Paraíba queria vender uma máquina de fazer dinheiro tão boa que iria fazer concorrência à Casa da Moeda. Conseguiu, mas foi preso depois de o comprador queixar-se à polícia de que a engenhoca tinha enguiçado. (29/3)

Ocorreu a prisão, hoje, de um gentleman: Murilo Chianca de Brito, (vulgo Cavalheiro), domiciliado à rua Pio X, n. 104, no Bairro Petrópolis. Vinha surrupiando pacotes de cigarros do bar anexo ao cine Caruaru. (29/3)

O investigador localizou um suspeito. Interrogado, o homem caiu em contradições. Confessou ser malandro residente na Bahia. Sabedor de que a polícia do Recife não dá mais pancada, emigrou para Pernambuco, juntamente com o comparsa Elias Alves, vulgo Do Miolo.

Maria José da Silva, também conhecida por Zezé, é autora de quase uma centena de furtos praticados nesta capital. Dada a modalidade empregada por ela, a polícia passou a conhecê-la sob o pseudônimo de Mulher Misteriosa. (8/6)

Terezinha de Jesus procurou a Delegacia de Investigações e Capturas para comunicar que tomava banho em Boa Viagem quando o malandro Lascadinho (Aguinaldo Ferreira da Silva) apareceu e furtou o seu relógio de pulso. (9/11)

São notícias de 1960. Copiei-as do Diário de Pernambuco, nas datas indicadas. De que me serviu isso, não sei, mas estou impressionado com Cachimbo Eterno, Doutor Camões, Da Sanfona, Cavalheiro, Mulher Misteriosa, Lascadinho...

(Publicado no Facebook, 2/10/2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário