quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

JÚLIO, JOÃO E AS MULHERES


Gustavo Maia Gomes

Meu primo Ricardo Maia, apoiado nas lembranças da tia quase centenária Geralda Fernandes Maia, passou-me uma riqueza de informações sobre os Maias de Branquinha (AL), que usarei no meu próximo livro.

Há detalhes não convencionais. Por exemplo: Júlio de Oliveira Maia (1875-c.1944) era admirador incondicional da cantora Carmen Miranda (1909-55) e João Fernandes Lins (1903-97), um “mulherengo inveterado”. Vêm a ser, respectivamente, bisavô e avô de Ricardo.

Copio de Ricardo Maia:

“Lembro-me de ter ouvido vovó Julieta [Fernandes Maia] recordar do pai [Júlio de Oliveira Maia] como um fã fervoroso de Carmen Miranda. Ela, certa vez, me contou que, quando já desterrado em Maceió, seu pai largava qualquer coisa que estivesse fazendo, por mais urgente que fosse, para escutar, empolgado e bem pertinho do rádio, a artista portuguesa cantar Tico-Tico no Fubá — acompanhada do Bando da Lua”.

“Certa vez, conversando com vovó Julieta já bem idosa, ela me contou que só depois do nascimento de tia Geralda descobriu que vovô [João Fernandes Lins] era um mulherengo inveterado. Então um dia, transtornada, procurou a mãe e anunciou que ia deixar o marido. Não teve, é claro, o apoio desta: ‘Não, minha filha! Nem pense nisso! Se o fizer, vai matar seu pai.’ Julieta desistiu da ideia — mas passou o resto da vida com ciúmes de João e na perseguição investigativa de seus passos”.

“Em 1973, Cacá Diégues estava filmando ‘Joana Francesa’ nas redondezas de Branquinha (AL). João Fernandes Lins, então prefeito da cidade, ofereceu um jantar à equipe de artistas. Julieta, enciumada pela presença de Jeanne Moreau (1928-2017) no seu reduto, recusou-se terminantemente a participar do evento, antecipando algum ‘enxerimento’ (ou ‘chamego’) do marido com a atriz francesa”.

Carmen Miranda sobreviveu mais de uma década a Júlio de Oliveira Maia. Quanto a João Fernandes Lins, imagino que ele tenha sofrido durante anos as consequências daquele jantar. Se, pelo menos, foi visto pela celebridade francesa, pode ter achado que valeu a pena.

(Publicado no Facebook, 11/12/2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário