quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

NOITES AMAZÔNICAS


Gustavo Maia Gomes

A Mercearia Pará – loja especializada em preparar e vender alimentos da Amazônia – é um projeto de minha mulher, Lourdes Barbosa. Imaginando como poderia lhe dar alguma ajuda nisso, tive uma ideia interessantíssima. Bem, não estou seguro de que seja, realmente, “interessantíssima”, exceto para mim mesmo. Seria boazinha, talvez? Mais ou menos? Tolerável? Irrelevante? Contraproducente? Um desastre?

Enquanto me inquieta essa dúvida, mal consigo olhar para picolés de cupuaçu, patos no tucupi, jambu, maniçoba, farinha de Bragança, açaí com tapioca, tacacá, castanhas, peixes filhotes, caranguejos... Quem sabe, meus escassos leitores poderiam me ajudar? Exponho a ideia e, quem quiser, emite sua sincera opinião sobre ela.

Lourdes, além de suas outras qualidades, é ótima na cozinha; eu gosto de livros e de contar histórias. Combinando as duas coisas, imaginei fazermos uma série de encontros gastronômico-intelectuais. Tenho até um nome para eles: “Noites Amazônicas de Sabor e Livros”. Seriam jantares paraenses antecedidos por breves notícias sobre episódios marcantes da história regional.

Considerem os seguintes temas:

1. Anna C. Roosevelt e a civilização tapajônica (c.4000 a.C.)
2. Orellana descobre o Rio Solimões-Amazonas (1542)
3. Fugindo da seca: cearenses na Amazônia (1877)
4. Os teatros da Paz (1878) e Amazonas (1896)
5. Carlos Gomes escolhe morrer em Belém (1896)
6. A construção da Ferrovia Madeira-Mamoré (1907-12)
7. Belém e Manaus no auge da borracha (c.1910)
8. A expedição Rondon-Roosevelt (1913-14)
9. Percy Fawcett e a cidade perdida (1925)
10. Do sonho ao pesadelo: Fordlândia (1927-45)
11. Getúlio Vargas e os Soldados da Borracha (1943-45)
12. Silvio Amorim e sua motocicleta transamazônica (2011)

Os assuntos acima foram objeto de livros, artigos e reportagens. Existe a respeito dos mesmos farto material iconográfico. Será que discorrer e provocar o debate com os convidados sobre cada um deles (um por noite) aumentaria (Diminuiria? Não teria efeito algum?) o interesse que os jantares de qualquer modo despertariam?

(As imagens representam: 1. A construção de um bergantim na selva amazônica, durante a expedição Pizarro-Orellana. 2. O percurso feito pelos

(Publicado no Facebook, 28/1/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário